domingo, 30 de setembro de 2012

Nilópolis - Elegendo vereador sem querer


Um vereador em Nilópolis não se elege apenas com os votos de seus eleitores. Nas eleições municipais passadas, em 2008, o quociente eleitoral (quantidade mínima de votos necessária para eleger um vereador) foi de 8.136 votos. O candidato mais votado no município, no entanto, obteve apenas 2.928 votos; e o menos votado entre os eleitos obteve 1.260 votos.


O que possibilitou a eleição dos mesmos foram os votos dados em outros candidatos do mesmo partido ou coligação. Por isso saiba que o voto dado num determinado candidato de sua preferência, pode ajudar a eleger outro de sua antipatia.

Os candidatos de uma mesma coligação travam uma disputa externa e outra interna. Eles dependem de que os colegas sejam bem votados para legenda ter um bom resultado; mas cada um precisa se destacar, sendo o mais votado do grupo. Em Nilópolis uma coligação costuma eleger no máximo dois ou três vereadores; que serão os mais votados da disputa interna do grupo. Os votos dados aos outros (os que não foram eleitos) não são desperdiçados, como se pensa... Eles servem para eleger esses primeiros colocados nos grupos (coligações).

Diante disso, recomendamos que examine as listas de cada uma das coligações que concorrem em Nilópolis ao cargo de vereador, para saber em quem você corre o risco de ajudar a eleger indiretamente. Por isso, pense bem, antes de votar.


PSOL (50) - partido sem coligação

Coligação PT e PSB (13 e 40)

Coligação PCdoB e PSC (65 e 20)

Coligação PPS e PTdoB (23 e 70

Coligação PDT e PTB (12 e 14)

Coligação PMDB e PV (15 e 43)

Coligação PMN, PSDC, PRTB e PPL (33, 27, 28 e 54)


Coligação PSDB, PR e PSL (45, 22 e 17)

Coligação PP e PRB (11 e 10)

Coligação PSD e PTN (55 e 19)

Confira, também, a postagem "Eleições em Nilópolis: Palpites e prognósticos".

O resultado das eleições para vereadores está em http://grifonosso.blogspot.com/2012/10/nova-camara-de-vereadores-de-nilopolis.html