quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Marketing eleitoral versus honestidade

Nesses tempos de eleições, já ouvi muita gente dizer que não votaria em um determinado candidato porque esse não teria chances de ganhar. Sendo que, essas "chances" normalmente são medidas pela visibilidade (propaganda) do candidato.

Agora, eu me pergunto: Vale a pena votar num candidato com campanha rica?

Ontem, o jornal O DIA Online publicou uma reportagem sobre o alto custo de uma campanha eleitoral. Tal matéria relatava o quanto sai caro o aluguel de um só carro de som e o seu combustível, que é pago por fora; e as despesas com os materiais gráficos (os 'santinhos', os adesivos, etc.) e o pagamento dos cabos eleitorais que fazem a distribuição dos ‘santinhos’ nas ruas ou seguram os galhardetes de propaganda do candidato.

Quanto mais carros de som, mais cabos eleitorais, mais placas, adesivos, etc., mais rica é a campanha.

Por tudo isso, podemos palpitar que uma campanha de um candidato com boa (ou ótima) visibilidade custaria em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Agora, coloque isso na ponta do lápis...

Para citar o exemplo de minha pequena Nilópolis, onde o vereador da próxima legislatura receberá R$ 6.000,00 (seis mil reais) por mês,
o político daquela campanha rica precisará de mais de 33 meses inteiros de salário (quase três anos) para pagar cobrir o que gastou na campanha.

Você confiaria em elegê-lo? Confiaria na honestidade dele? Eu não.

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