terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Livros e sacolas

Ponto de vista - 31 jan. 2012

Trazemos três notas de Amelia Gonzales, publicadas hoje na coluna "Notas", das páginas 8 e 9 do caderno "Razão Social" do jornal O GLOBO . A primeira trás uma boa notícia e as outras duas um alerta. Os grifos são nossos:


"Estação Leitura

Quem passar de trem pela estação de Madureira, subúrbio do Rio, já pode pegar um livro para ler na viagem. O lugar tem urna Estação Leitura, serviço de empréstimos de livros gratuitos, com 150 títulos, cada um com três exemplares. Para fazer o cadastro, é só levar documento de identidade e comprovante de residência. É uma parceria da Oldemburg Marketing Cultural, da SuperVia e da Nestlé e funcionará das 9h às 19h.


Fora sacolas

Cerca de 80% dos supermercados de 120 cidades de São Paulo deixarão de distribuir sacolinhas plásticas. Os clientes poderão levar os produtos em caixas de papelão, bolsas retornáveis ou pagar R$ 0,20 por plástico biodegradável. A decisão faz parte de acordo da Associação Paulista de Supermercados (Apas) com o governo do estado. Jundiaí foi a primeira a adotar a medida.


Fora sacolas I

Exemplo de que uma solução tem vários lados: embora as sacolas plásticas sejam ambientalmente problemáticas, uma análise de laboratório encomendada pela Plastivida mostra que, entre elas, as caixas de papelão e as ecobags, as que mais apresentam risco de contaminação dos usuários por bactérias são as caixas, seguidas pelas ecobags, em função da reutilização.
"

Nenhum comentário: