segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Pequeno tesouro guardado

Num dia desses, dei uma geral em minhas agendas antigas. Encontrei moedas antigas, brasileiras e estrangeiras, que fui colecionando ao que ganhava de presente de parentes e conhecidos que, sabendo de meu interesse, sempre lembravam de mim ao encontrá-las.

Nas fotos abaixo, mostro uma de 500 réis, comemorativa do centenário da independência (1922); e outra de 100 réis, comemorativa do 4º centenário da colonização do Brasil (1932).


Uma outra moeda que acredito se valiosa é a de seis pences, da Inglaterra, datada em 1911 (a que está isolada na mesma linha), de prata, que está enegrecida. Descobri agora uma forma para limpá-las, que usa amoníaco.


Junto a efígie do rei daquele país está escrito "GEORGIVS V D.G.BRITT: OMN: REX". Traduzindo: "George V pela graça de Deus rei de todos os Bretões".

Na parte de baixo da foto, você pode ver, da esquerda para a direita, moedas da Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos da América, Marrocos, França, Itália, Holanda, Hungria, Eslovênia e União Europeia.

Nenhum comentário: