sábado, 2 de junho de 2012

A rede social e a promoção da leitura


Ontem (1º de junho), a leitura e a literatura foram destaques na Internet. Promovida pelo site Skoob, a tralha (hashtag) #JunhoSK alcançou a lista dos “Assuntos do momento” (Trending Topics) no Twitter quando os usuários dessa rede social passaram a divulgar quais livros estavam lendo na abertura do mês.

O Skoob – books (livros) de trás para frente – é uma rede social que se apresenta como “a maior comunidade de leitores do Brasil”. Nela, montando a sua própria estante virtual (álbum de capas de livros); e, catalogando aqueles que leu ou pretender ler; o usuário pode, ainda, dar notas aos livros, compartilhar resenhas, combinar trocas de livros via correios. Uma excelente ferramenta para descobrir novos livros, autores, editoras; e até fazer novos amigos.

Temos observado que mais pessoas têm manifestado o hábito da leitura; exatamente a mesma impressão que Beth Serra manifestou num artigo publicado em abril, na edição dominical de um jornal de grande circulação - o que contrasta com a pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro que diz que o brasileiro tem lido cada vez menos.

Sabemos bem que quantidade de livros não é quantidade de páginas: Vários dos livros que estão nas listas de mais vendidos há várias semanas são verdadeiros calhamaços. Um dos volumes de uma dessas séries juvenis – “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin – beira um total de novecentas páginas!

Entretanto, para que não haja um hiato nesse crescimento a olho nu, a promoção da leitura deve ser incessante e atacar em todas as faixas etárias, pois a criança só crescerá aprendendo a gostar de ler, se ver os adultos praticando o mesmo hábito saudável; da mesma forma que uma torcida do clube de futebol que cresce pela ação dos pais que vestem a camisa do time e presenteiam seus filhos com ela desde o berço. Se assim for com o livro, conseguiremos outros maracanãs de leitores.

Um comentário:

Gabriela Pascoal disse...

Eu amo o skoob!! É uma rede social mega bacana e que todos deveriam ter conhecimento. Quem sabe quantas milhares de pessoas despertaram desejo e amor pela leitura por meio dele?

Ainda seremos a maior rede social de leitura do mundo!! *-*