quarta-feira, 30 de julho de 2008

Super, hiper, ultra

Dez - eu disse dez - zeros serão cortados da moeda do Zimbábue para combater a hiperinflação (bota hiper nisso) que assola a economia daquele país.

Gideon Gono, diretor do Banco Central de lá, disse que computadores e calculadoras não conseguem mais dar conta de tantos dígitos da moeda.

O Zimbábue sofre com uma inflação de cerca de nove milhões por cento ao ano, segundo alguns analistas. Com dez milhões de dólares zimbabuanos, se compra apenas um pedaço de pão!

Isso eu li hoje cedo, n'O GLOBO Online.

Não é à-toa que segundo a Fundação Nacional da Ciência, uma organização ligada ao governo dos Estados Unidos, o Zimbábue é o país, digamos, menos feliz do mundo.

O Brasil ficou, por sua vez, ficou em 30º lugar no tal ranking de felicidade. Veja na reportagem do G1.

Falando em inflação: Já beira aos quatro reais o preço do quilo do feijão que no ano passado - na promoção, é verdade - eu comprei por hum real. Estou ficando cada vez menos feliz ao ir às compras.

O Haiti - ou melhor, o Zimbábue - é aqui.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Viagem ao Centro da Terra

Hoje eu assisti no cinema “Viagem ao Centro da Terra - O Filme”.

Apesar de ter sido informado de que o filme era meio infantil, não desisti. Júlio Verne foi o escritor preferido de minha adolescência; e que, de vez em quando, ainda releio. No ano passado, inclusive, ainda comprei uma obra sua na Bienal do Livro. Tinha mesmo que ver o filme, nem que fosse para criticar.

De fato, o filme cumpre o seu papel. Não se pretendeu a reconstituição cinematográfica da obra de Verne, lançada em 1864; mas sim uma estória inspirada, e não absolutamente fiel ao livro (o que justifica o dinossauro inexistente na obra) e ambientada nos dias de hoje. Só para constar: em sua aventura, os personagens tomam o livro de Verne como guia. [Veja a crítica da Folha]

Infelizmente não tive a oportunidade de ver o filme na tecnologia digital em três dimensões, mas me diverti bastante. Saí da sala de exibição do cinema com uma pontinha de orgulho de já ter lido o livro pelo menos duas vezes; e com a esperança de que os adolescentes e mesmo crianças que também viram o filme, tenham se animado a ler o livro - caso ainda não tenham feito.

Coincidência ou curiosidade: Minha esposa identificou um ex-professor dela assistindo ao filme; e eu também identifiquei uma ex-professora minha. Em toda sala, eram pelo menos quatro. Que Júlio Verne continue marcando gerações de educadores e educandos.

Bicicletando

Os governos federal e estadual divulgarão na mídia campanhas educativas para assegurar que o respeito ao ciclista possa ser garantido - li agora n'O DIA Online.

O presidente da Associação de Transporte Ativo, José Lobo, destaca que "pelo Código de Trânsito, a preferência é sempre do menor. O pedestre, depois o ciclista, o motociclista, o carro e por aí vai. Mas não é isso que a gente vê nas ruas. Por isso é tão importante a educação de todos os usuários do transporte terrestre" (grifo nosso).

Eu, que gosto muito de pedalar, adorei a notícia.

Candidato ciclista

O candidato verde à prefeitura de minha pequena Nilópolis tem seguido o exemplo de seu correligionário Fernando Gabeira - que é candidato na capital fluminense - e tem feito campanha pedalando pela cidade que, a propósito, não tem ciclovia.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dicas de blogs

Um site curioso que visitei hoje:


- Já no YoungMe - NowMe ("Eu jovem, Eu agora"), os internautas submetem suas fotos antigas, acompanhadas de suas, digamos, reconstituições; compondo uma espécie de "antes e depois". Muito legal.

A dica foi do blog Farejador da Net.


Alguém se habilita?

Imortal premiado

Fiquei muito contente no sábado, ao saber que o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro ganhou o Prêmio Camões, a principal distinção concedida a autores de língua portuguesa.

Na verdade, acho que nunca li uma de suas obras completa. Folheei A casa dos budas ditosos rapidamente e até gostei, mas tive que devolver logo ao dono. Tentei ler Viva o povo brasileiro, mas desisti. Achei chato como a minissérie global Sorriso de Lagarto (1991), baseada num livro dele. Gosto mesmo é de suas crônicas dominicais no jornal O GLOBO e de sua perspicaz ironia. Tantas que li dariam, talvez, mais do que meia dúzia de suas obras.

Lembro de uma dessas crônicas que eu, vestibulando, lia consultando o dicionário a cada palavra desconhecida (e foram várias), até que no final do texto deparei-me com a ironia (ou deboche, como queiram)... Ele dizia "Dicionários, dicionários: Até vocês precisam de um pouco de exercício".

Numa outra crônica memorável ele comentava sobre as intenções do então presidente Fernando Henrique Cardoso, de se tornar membro da Academia Brasileira de Letras. Ele dizia que FHC só entraria na ABL, no que dependesse dele, em sua vaga. Ou seja, depois que estiver morto.

Depois de assistir, ainda, algumas de suas raras entrevistas na TV, acho que posso me confessar admirador de sua imortal inteligência.


Comentando sobre a cifra que recebeu com o prêmio Camões, ele diverte: "Gostaria de lembrar que se trata de 100 mil euros. Pode parecer muito, mas não compra as dependências de empregada de um apartamento aqui pertinho na [avenida] Delfim Moreira [Leblon, zona sul do Rio]. Portanto, não posso sair por aí como quem sai do 'Big Brother' nem tampouco posar pelado, pois tenho o receio de que o mercado seria reduzido" (grifo nosso).

A Folha Online ainda publicou outra pérola de João Ubaldo: "Recebo dezenas de originais, centenas de e-mails, solicitações as mais diversas. Como da amiga que posa nua e quer que eu faça uma frase dizendo como ela é linda pelada [já fez, por exemplo, para 'Playboys' de Maria Zilda e Vera Fischer], achando que é fácil. E não é, tem de suar o mês todo para imaginar algo de que fulana goste e que minha mulher não desaprove" (grifo nosso). Veja aqui o texto original da Folha.

O prêmio é realmente merecido. Aplausos ao imortal!

sábado, 26 de julho de 2008

Mundo cão

Cães e outros animais heróis sempre são notícias na imprensa. Quem não se lembra da famosa vira-latas Catita que salvou duas crianças do ataque de um pitbull no Rio de Janeiro, em 1999? Ela chegou a perder um pedaço da orelha na luta contra o outro cachorro.

E teve também, no ano passado, o vira-lata Rint, que também enfrentou um pitbull que atacou seus donos, conhecidos meus. Foi, igualmente, notícia na imprensa nacional.

Nesta semana teve a Xuxa, em Minas Gerais, que teria encontrado e salvo um bebê abandonado dentro de uma caixa de papelão. Mas agora foi revelado que tudo fora uma farsa montada por uma das donas da cadela. A criança era mesmo filha dela, que escondera a gravidez e o parto de todos.

Que coisa!

Veja a notícia no blog do Noblat.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Falando grego

Eu postei anteontem o meu espanto com essa notícia:

"Heráclito entra com ação contra Protógenes".

O humorista José Simão publicou ontem duas charges sobre a mesma:




E ainda comentou no rádio:

"É uma tragédia grega!"


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Comentando o Batman

Eu assisti ao novo filme do Batman. Excelente!

Christopher (o diretor) e Jonathan Nolan (que escreveu com ele o roteiro): magistrais!

Quem leu e gosta dos gibis do homem-morcego sabe que eles foram bastante fiéis ao universo das HQs. Nesse quesito, com certeza, foi o melhor filme do Batman até hoje. Sem contar que o ritmo do filme é impressionante: não dá para se distrair um instante sequer.


E a atuação de Heath Ledger como o vilão Coringa? Foi realmente hipnotizadora. Não há exagero algum - como confesso que cheguei a pensar - em se cogitar um Oscar ao ator que faleceu em janeiro por uma overdose acidental de remédios controlados - segundo laudo do IML de Nova Iorque. O curioso é que - coincidentemente ou não - numa entrevista ao "New York Times", em novembro, Ledger revelou que as filmagens de sua interpretação do vilão Coringa, o deixaram física e mentalmente exausto e que precisou tomar pílulas para conseguir dormir. Morte trágica do ator, que aumentou a curiosidade pelo filme, que, por sinal, já bate todos os recordes de bilheteria do ano.

Uma crítica apuradíssima do filme eu li há pouco no blog Gibizada, d'O GLOBO Online. Recomendo.

Aposentadoria presidencial

Acabei de ler no portal do Brasil On-Line que "o governo federal pode criar uma pensão para ex-presidentes da República".

Tal pensão, no entanto, seria concedida apenas ao sucessor do presidente Lula em diante.

Um dos ministros de Lula, apoiando a proposta, disse que "a pensão daria dignidade para pessoas que abandonaram suas vidas profissionais para servir ao país".


Um verdadeiro absurdo. Uma ofensa aos contribuintes, ao povo brasileiro.
Abandonaram suas vidas profissionais para servir? Francamente...

Eles não se candidatam de vontade própria? Ou são pegos em casa, obrigados a se tornarem presidentes?

Uma decisão dessas - todos sabemos - causa efeito cascata. Depois surgirão a pensão para ex-governadores, para ex-prefeitos, para "ex" um monte de coisa; e nós é que pagaremos a conta desta farra.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Presente de grego

A Folha Online publicou:

"Heráclito entra com ação contra Protógenes".

Que nomes!

Se quiser, leia aqui.

* * *

A propósito, ambos os nomes são de origem grega. Heráclito significa "protegido por Hércules"; e Protógenes, "primogênito".

terça-feira, 22 de julho de 2008

Candidato medieval

Crivella: 'Sem a Igreja Universal, violência no Rio alcançaria níveis da Idade Média'. Confira n'O DIA Online.

Comparação infeliz. O que era o Rio de Janeiro na Idade Média?

A propósito, a Idade Média durou cerca de mil anos (476-1453); e a população era reduzidíssima comparada a de hoje. Portanto de que níveis de violência da Idade Média o candidato se refere? De que lugar: China? Japão? Europa? Um mosteiro? uma vila?

Crivella: Por que não se calas?

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Os bens dos candidatos

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza na internet os dados dos candidatos a prefeito e vereador por todo o país.

Na página principal do site, você clica em Sistemas, e depois em Divulgação de Candidaturas e Divulgação de Registro de Candidaturas 2008. Em seguida, escolha o estado e depois o seu município.

A declaração de bens de todos os candidatos à Justiça Eleitoral é pública, e todo eleitor tem o direito de saber.

O caso de Nilópolis

Hoje, enfim, foi divulgado os dados dos candidatos a prefeito de minha cidade - a pequena Nilópolis, situada na Baixada Fluminense.

São quatro os candidatos. O vencedor será conhecido logo no primeiro turno, já que Nilópolis possui menos de 200 mil eleitores, que é o mínimo exigido para ser realizado um hipotético segundo turno.

A eleição parece que será disputada. Estão na briga Manuel Rosa, conhecido como Neca, ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-vereador; Sérgio Sessim, primo-sobrinho do atual prefeito, Farid Abrão, e filho do deputado federal Simão Sessim; Alessandro Calazans, deputado estadual e ex-vereador; e o novato Marcus Lopes - parente (sobrinho, se não estou enganado) do ex-deputado federal Reinaldo Gripp -, que chegou a concorrer a deputado estadual nas últimas eleições.

- Manuel Rosa (Neca), economista, tem 62 anos e é candidato pelo PMDB. Seu vice é Diogo Menezes, também do PMDB, que tem 24 anos de idade.
- Marcus Lopes, sociólogo, tem 43 anos e é candidato pelo PV. Sua vice é Guessi Fernandes, também do PV, que tem 29 anos de idade e é dona-de-casa.
- Sérgio Sessim, engenheiro, tem 45 anos e é candidato pelo PP. Seu vice é Osvaldo da Costa (Ratinho), do PDT, que tem 48 anos de idade e declarou ser comerciante.
- Alessando Calazans, advogado, tem 35 anos e é candidato pelo PMN. Seu vice é Demétrio Massad, do PTN, que tem 57 anos de idade e é militar reformado.

Três candidatos a prefeito - Sérgio, Alessandro e Neca - declararam possuir mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em bens. O mais rico deles seria Sérgio Sessim, que declarou mais de 700 mil.
Marcus Lopes declarou apenas um automóvel Audi no valor de 50 mil reais.
Falando em automóvel, para os aficcionados, Alessandro Calazans declarou possuir um automóvel Mitsubishi L200 Sport HPE no valor de 70 mil reais e um caminhão WM 7100 ano 1995 no valor de 20 mil reais, além de cotas em dois postos de gasolina; Neca declarou possuir um Monza 1996 no valor de 13 mil reais; e Sérgio Sessim declarou possuir um Gol 2000 no valor de R$ 26.535,88, um Zafira Elite 2.0 ano 2006 no valor de R$ 76.900,00 e um Hyundai Tucson 2007 no valor de R$ 105.000,00.

Outras curiosidades:
- Neca, por sua vez, como bom português (ele é brasileiro naturalizado) possui cotas de uma padaria e possui um bom dinheiro guardado num cofre particular. Na poupança renderia mais de mil reais por mês.
- O patrimônio de Sérgio Sessim é mais de 300 mil reais maior que o do pai, o deputado federal Simão Sessim, nas eleições passadas. Sérgio, a propósito, declarou possuir seis imóveis e três automóveis; já Simão Sessim, em 2006, não declarou possuir automóvel nem imóvel.

Por hoje é só, pessoal.

[O contador marca agora 312 visitas ao blog.
]

* * * * *

Atualização (14/09/2008, às 17:00): Agora tem uma enquete no blog (no topo da coluna à direita).

"Quem será o novo prefeito de Nilópolis?"

Participe.

* * * * *

Atualização (19/09/2008, às 18:15): Ouça as entrevistas com os candidatos a prefeito de Nilópolis. Veja o post de hoje: Entrevistas com os candidatos.

* * * * *

Atualização (25/09/2008, às 20:20): Comentários sobre a campanha nilopolitana na internet Veja o post de hoje: Os sites dos candidatos.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pensamento do dia

- "Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados".

Edmund Burke, político e escritor britânico, 1729-1797.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Banheiro feminino

O uso dos banheiros femininos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será liberado para travestis e transexuais. Segundo o reitor daquela universidade essa é mais uma medida para combater a homofobia, que é o preconceito contra homossexuais.

Certamente é uma decisão polêmica que, como diz a reportagem, não é unanimidade entre os alunos daquela instituição; mas confesso que, se eu fosse mulher, eu não me sentiria nem um pouco à vontade nessa situação. É verdade, eu assisti muito ao programa Linha Direta da TV Globo; mas quem pode me garantir que maníacos e outros tipos de malfeitores não passarão a se travestir para freqüentar os banheiros femininos?

Em tempos de tanta insegurança, essa decisão do reitor me fez recordar um ditado popular que diz que "não podemos descobrir um santo para cobrir outro". Se bem que eu não sei quem é santo, ou santa, nessa história [trocadilho inevitável].

terça-feira, 8 de julho de 2008

Manual para votar

Falando em eleições, muito educativo é O Guia do Eleitor Cidadão, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Senado.

O Guia orienta o eleitor para o exercício do voto consciente nas eleições municipais deste ano - quando serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores - e dá dicas para a escolha de bons candidatos, assim como aponta os cuidados que o eleitor deve ter para não se deixar enganar por falsas promessas. Os eleitores poderão saber o que é município e quais são as funções dos prefeitos e vereadores.

Baixe o Guia aqui e divulgue.

domingo, 6 de julho de 2008

Manchete de amanhã

O jornal The New York Times publicou há pouco uma reportagem intitulada "Quietly, Brazil Eclipses an Ally". Em tradução livre: "Na calada (ou comendo pelas beiradas), o Brasil ofusca um adversário"; referindo-se ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

A reportagem de Simon Romero, correspondente do jornal em Caracas, e Alexei Barrionuevo, correspondente no Rio de Janeiro, destaca várias realizações do Brasil à frente da Venezuela na América Latina, e a consequente liderança do presidente Lula na região.

Dou a nota aqui porque penso que essa reportagem vai render na imprensa brasileira nos próximos dias. Afinal, como cantou Ben Jor, "deu no The New York Times".

* * *

Atualização (07/07/2008, às 19:45): O site Último Segundo, do IG, publicou às 08:35 uma matéria intitulada Presidente do Brasil assume silenciosamente a liderança da América Latina. Trata-se da tradução da reportagem que eu citei acima.

sábado, 5 de julho de 2008

Respeitável público...

A partir de amanhã, dia 06 de julho (domingo), já será permitida a propaganda eleitoral pelos candidatos às eleições municipais de 05 outubro próximo.

Será aquela perturbação de carros para lá e para cá, tocando à exaustão em seus alto-falantes os mais terríveis e grudentos jingles de campanha dos candidatos.

Mas saibam todos que essa bagunça tem uma regra. O Tribunal Superior Eleitoral publicou a Resolução Nº 22.718/2008 que trata sobre esse tema. Confiram algumas das normas (com grifo nosso):

- alto-falantes ou amplificadores de som somente das 8 horas às 22 horas - todavia pode ser utilizada a aparelhagem de sonorização fixa durante a realização de comícios até as 24 horas;

- são vedados a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a duzentos metros dos hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento), das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares;

- Não será tolerada propaganda que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, ou que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza;

- Nas árvores e jardins localizados em áreas públicas, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral, mesmo que não lhes cause dano;

- É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

É isso aí, gente! Vamos ficar de olho nessa turma.


* * *

Atualização (08/07/2008, às 11:50): Veja o que mais não é permitido na campanha eleitoral deste ano.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fluminense: orgulho do Brasil

O Fluminense perdeu o título da Copa Libertadores da América nos pênaltis. Inevitavelmente estou triste; mas futebol é assim. Muita gente torceu contra; mas isso também é normal.

O Fluminense, no entanto, só perdeu à final porque conseguiu chegar nela. Foi o melhor brasileiro da competição continental. Aqueles que torceram contra agora, não tiveram competência para lá chegar.

Parabéns à LDU! Mas somente à LDU... mais ninguém.

Bem no ranking

Uma boa notícia - de consolação, é verdade - para a nossa torcida pó-de-arroz é que a Federação de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou o Ranking Mundial de Clubes atualizado mensalmente levando em conta os resultados nacionais e internacionais dos clubes durante o período de 12 meses, e o Fluminense está em 19° mundialmente, e em 2° entre os brasileiros - atrás somente (eu disse so-men-te) do São Paulo.

Cabeça levantada... seguimos adiante.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dois pesos, duas medidas

Hoje à tarde, O GLOBO Online publicou uma reportagem sobre o caso de uma mulher que jogou a filha de oito meses da janela do sexto andar de um apartamento, causando a morte da criança. Veja aqui.

Até agora mais de cem leitores daquele jornal comentaram a notícia, alguns defendendo a pena de morte para casos como esse.

A pergunta que eu me faço é a mesma de um outro leitor-comentarista: Qual a diferença entre um caso desse tipo e um aborto? Nos dois casos uma criança foi assassinada.

Eu não sou a favor da pena de morte, em absoluto. Mas confesso que fico perplexo com uma contraditória "maioria" que se revolta justamente com o assassinato de uma criança indefesa de oito meses, mas que concorda com o aborto de um nascituro igualmente ou mais indefeso.