quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Carro na ciclovia; bicicleta na calçada (2)

Ponto de vista - 03 ago. 2011

A nossa má educação no trânsito e as bicicletas

A carta da leitora Angélica Rocha, publicada na página 8 d'O GLOBO do dia 1º de agosto sob o título Bikes na calçada", continua rendendo sucessivas opiniões de outros leitores. Ontem foras duas publicadas; hoje, quatro. O grifo é nosso:

"Complementando a carta da sra. Angélica Rocha (1/8): além do risco das bicicletas (incluindo triciclos, bicicletas de entrega, bicicletas elétricas), há o perigo dos condutores, normalmente agressivos a qualquer reclamação. E não há esperança de melhora, pois o nosso prefeito, desconhecendo as leis de trânsito, demagogicamente desfila de bicicleta pelas calçadas no dia do "não utilizar o automóvel". A lei diz que bicicletas na calçada devem ser conduzidas pela mão. As pessoas não entendem que um simples raspar de pneu estraga uma roupa, ou um esbarrão pode ter graves danos físicos! Apoio a sra. Angélica.
Paulo Roberto Viana Feijó (Rio)

Concordo com o leitor José Ricardo Teixeira (2/8). Todos somos contra bikes nas calçadas, mas o problema maior é a nossa má educação no trânsito, generalizada. Impossível imaginar um dia a convivência pacífica entre bikes e trânsito no Rio, como em várias partes do mundo. E não vejo preocupação do poder público responsável em mudar essa situação, pelo contrário. Nossas ciclovias são de lazer e nas orlas. Outra: em várias partes do mundo, ciclovias são pintadas nas calçadas, sendo respeitadas por ciclistas e pedestres.
Marcio Puga (Rio)

Em qualquer país civilizado, bicicletas trafegam nas pistas destinadas aos veículos ou nas ciclovias, quando existentes. Pois no Rio, bicicletas e triciclos nas mãos de irresponsáveis invadem calçadas em alta velocidade, pondo em risco a integridade dos pedestres. Maior exemplo dessa irresponsabilidade é o uso por ciclistas das pistas de lazer do Leblon e de Ipanema, fechadas ao tráfego aos domingos. Apesar da existência de ciclovia em toda a sua extensão, insistem em, criminosamente, pedalar nas citadas áreas, divertindo-se em ameaçar as pessoas, sejam elas crianças, ou idosos. Tais práticas, apesar de proibidas por leis, vêm sendo ignoradas pelos responsáveis pelo policiamento e pela ordem na cidade.
Sylvio Leite Monteiro (Rio)

Existe um sinal de travessia em frente à portaria do prédio em que moro. A espera na calçada é obrigatória, e hoje corre-se um sério risco, porque ela virou pista de corrida de bicicletas e de triciclos de entrega, embalados pela descida da rua. Meu marido já foi atropelado, quebrou os óculos e o jovem ciclista fraturou o braço na queda. Ninguém faz nada para coibir este abuso! Os ciclistas tiram finos e debocham dos pedestres. A qualquer momento, o total desrespeito ao direito do pedestre de ir e vir e chegar a salvo em casa provocará um grave acidente com consequências fatais, principalmente para a grande quantidade de idosos que moram em Copacabana.
Solange Maria de C. B. Cordeiro Da Silva (Rio)"

Para ver as cartas anteriores, clique aqui.


* * * * *

Ciclistas sem vez

A cada dia mais notícias sobre ciclovias e bicicletas. Hoje n'O GLOBO Online foi publicada uma postagem na seção Eu-Repórter, numa colaboração enviada pelo leitor Daniel Pereira, sobre uma ciclovia em Botafogo simplesmente obstruída por uma Kombi. Quanto desrespeito...

Para ver na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário: