sábado, 6 de agosto de 2011

Carro na ciclovia; bicicleta na calçada (5)

Ponto de vista - 06 ago. 2011

Ciclistas devem cumprir a lei

Continua, ainda, o tema "Bikes na calçada" na seção de cartas de leitores n'O GLOBO (p. 8). O grifo é nosso:

"Ainda sobre bicicletas ou triciclos trafegando em cima das calçadas, devo lembrar que existe uma lei que proíbe o ato. Devo lembrar, também, que nosso país está na situação lamentável em que se encontra porque as leis não são cumpridas, apesar de existirem e aos milhares. Acho que isso define a discussão. Aliás, não sei como as pessoas viviam antes de o primeiro iniciar a prática, que já resultou em inúmeros acidentes graves.
Luiz Fernando Lopes (Rio)

Gostaria de saber por que os ciclistas reclamam de pedestres na ciclovia e por que as bicicletas tornam as áreas de lazer aos domingos, abandonando a ciclovia? Se andar de bikes é ser amante da natureza, cuidar da saúde, por que essa praga de bikes motorizadas, skates motorizados? Outro dia, na orla da Zona Sul, até um senhor andava de kart na ciclovia e os guardas municipais, rindo. Então, amantes de bikes, pensem bem antes de se sentirem prejudicados e passem a dar o exemplo, como parar a bicicleta quando o sinal abrir para os pedestres atravessarem a rua.
Marcos Ferreira (Rio)"


Para ver as cartas anteriores, é só clicar: terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.

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Capital das bikes

Falando em bicicleta, o tema da semana por aqui; o blog "De bike", d'O GLOBO Online, reproduziu uma reportagem do jornal impresso sobre os esforços da capital inglesa para popularizar mais ainda o uso da bicleta como meio de transporte. O título: "LONDRES, a nova capital das bikes". O grifo é nosso:


"(...) Os turistas se beneficiaram ainda de uma outra medida que, desde dezembro do ano passado, permite alugar uma bicicleta por 24 horas, com uma 1 libra esterlina (R$ 2,50), usando apenas um cartão de crédito com chip.

As bicicletas são excelentes para jornadas curtas. Um outro atrativo é que você não precisa se preocupar com segurança ou manutenção, ao contrário do que acontece com bicicletas particulares. É também uma opção menos antissocial: grupos de amigos podem pedalar juntos
(...)".


Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

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